7 Best bars around the world

O bar deve seu nome à palavra “barre”, pelo fato de as tabernas existentes em meados do século 15, na França, colocarem uma barra em todo o comprimento do balcão para evitar que os clientes

O bar deve seu nome à palavra “barre”, pelo fato de as tabernas existentes em meados do século 15, na França, colocarem uma barra em todo o comprimento do balcão para evitar que os clientes se encostassem ali, tornando-o, assim, mais importante sob o ponto de vista funcional e estético.

 

Naquela época, era hábito jovens americanos irem estudar na França. Alguns deles tornaram-se assíduos frequentadores de tavernas. Segundo a história, de regresso ao seu país, dois desses estudantes abriram um estabelecimento de venda de bebidas que apresentava uma barra ao longo do balcão, idêntica às observadas na França. Uma inovação nos Estados Unidos, em relação aos estabelecimentos já existentes. Assim, pouco a pouco, a palavra de origem francesa “barre” foi sendo divulgada, até chegar ao simples termo “bar”.

 

No entanto, uma outra versão contempla a existência de estabelecimentos comerciais na América, nos finais do século 17, nas cidades de Boston, Filadélfia e Nova York, onde se vendiam bebidas, além de outras mercadorias. Essa venda era feita no balcão do estabelecimento, geralmente de reduzidas dimensões e que, por vezes, se reduzia a um pequeno armário com uma grade. A esse conjunto dava- -se o nome de “barreira”, de onde poderia ter origem a palavra “bar”.

 

Independentemente da origem, sabe-se hoje que o bar é um importante local de convívio, que passou po uma notável evolução e facilmente se expandiu na indústria hoteleira. Foram integrados a hotéis, navios, transatlânticos, aviação comercial, clubes e tantos outros locais. O bar atingiu o auge, caracterizando-se pelas modernas instalações e conforto, associados ao gosto das apreciadas bebidas e acabou por substituir as tavernas e as adegas.

 

Nesta edição, o jornalista Marco Merguizzo elegeu seis dos melhores bares pelo mundo: Leaf, em Nova York; Frank’s, em Buenos Aires; Marmalade, em Barcelona; The Apothecary 1878, em Adelaide; El Kabron, em Bali; Salotto 42, em Roma; e Ozone, em Hong Kong. Confira!

 

Drops | Matéria publicada na edição 96 da Revusta Versatille