Da cor do mar: Casa Turquesa Maison D’hôtes

Em um casarão secular, a CASA TURQUESA MAISON D’HÔTES, em Paraty, RJ, é o endereço certo para aproveitar a cidade histórica com luxo despojado e atenciosos serviços, oferecidos pela anfitriã Tetê Etrusco   Não é sempre que

Fotos: Andre Azevedo e Salvador Cordaro

Em um casarão secular, a CASA TURQUESA MAISON D’HÔTES, em Paraty, RJ, é o endereço certo para aproveitar a cidade histórica com luxo despojado e atenciosos serviços, oferecidos pela anfitriã Tetê Etrusco

 

Não é sempre que se pode hospedar em um local com identidade e alma verdadeiras. Assim é na Casa Turquesa Maison d’Hôtes, localizada em Paraty, RJ, em frente ao porto da cidade e a poucos passos das principais atrações do centro histórico. Trata-se de um dos mais interessantes hotéis boutique do país.

 

Com nove anos de existência, o local pertence à simpática Tetê Etrusco, acompanhada de uma equipe afinada e bem disposta a cobrir os hóspedes de mimos. Agora, que fique claro: o atendimento é atencioso, sim, mas nada invasivo. “Sempre fui encorajada pelos meus amigos a abrir um local em que eu pudesse receber hóspedes como se estivesse na minha casa”, lembra a canceriana Tetê, paulistana com alma fluminense. Durante boa parte da vida, ela morou na região da Provence, na França, e há 23 anos elegeu Paraty para ser seu lugar no mundo.

 

A cidade é roteiro certo para descolados que buscam um cenário histórico para dias de descanso ou romance e, por que não, outras celebrações. A arquitetura é um dos pontos de interesse dos visitantes. E nada melhor, portanto, do que ficar alojado em um casarão do século 18, devidamente restaurado pelo arquiteto Renato Tavolaro, que apresenta na fachada as aberturas pontuadas pela cor – guess what! – turquesa.

 

Quem chega pode provar, de cara, o melhor dry martini da cidade e vestir as sandálias Havaianas na cor do hotel, oferecidas para aproveitar melhor a estada. Há nove quartos, divididos entre máster e luxo, que contam, por exemplo, com lençóis de algodão egípcio 600 fios e mosquiteiros feitos por artesãos do sul da Bahia, além de diferentes obras de arte. E que tal apreciar na área da piscina, à noite, o céu estrelado que se tem por lá?

 

Outra marca da Casa Turquesa é o excelente e concorrido café da manhã, que começa às 8 horas e não tem hora para acabar, cujos quitutes saborosos costumam despertar a curiosidade dos visitantes. Há também o chá da tarde, servido pontualmente às 17 horas, com outras caseirices saídas do forno, acompanhadas de chás importados, além de cafés brasileiros e sucos de frutas da estação.

 

“Muita gente quer saber como fazemos os bolos e outras delícias, por isso editamos um livro de receitas”, conta Tetê, que na pequena obra conta os segredos, por exemplo, de seu bolo de fubá e de suas madeleines.

 

O hotel dispões ainda de um veleiro exclusivo para passeios pelas ilhas da região. “É um programa imperdível, que sempre recomendamos as pessoas fazerem devido à beleza natural que se encontra por toda a parte”, conta Tetê. Com seu jeito particular e feliz, ela parece saber receber como ninguém naquela cidade.

 

Casa Turquesa Maison d’Hôtes
Rua Dr. Pereira, 50, Paraty, RJ | TELEFONE:. (24) 3371-1037
SITE: casaturquesa.com.br
Fotos: Andre Azevedo e Salvador Cordaro

Especial Turismo | Matéria publicada na edição 98 da Revista Versatille