Cinco bebidas irlandesas essenciais para comemorar o St Patrick’s Day

Esqueça o chopp verde: beba - e celebre - no St Patrick's Day as bebidas tradicionais da Irlanda

Comemorado em 17 de março, o St Patrick’s Day é um dos maiores eventos anuais da Europa – e, há alguns anos, do mundo. Todos os anos, o povo irlandês se fantasia e pinta as ruas da Ilha Esmeralda de verde, cantando e dançando na companhia de copos cheios de bebida.

 

Por causa da cor predominante, o chopp verde também se tornou símbolo da festa – o que não significa que ele seja a melhor opção alcoólica da região.

 

Acredite: a Irlanda é um paraíso etílico. Se você pretende comemorar o St Patrick’s Day lá ou por aqui, deve honrar a tradição do país e caprichar na escolha da bebida. Deixe o terrível chopp verde para quem está embriagado e já perdeu o senso crítico. Abaixo, listamos rótulos cujos predicados não se limitam a uma determinada época do ano. Bons drinks!

 

840dde3be0c285d59606334df4303dbd_large-750x400

 

Cerveja

A Guiness é um patrimônio irlandês e merece ser exaltada sempre. Porém, há outros rótulos interessantíssimos para cervejeiros vindos de Dublin e arredores. Uma das boas pedidas é a Murphy’s Irish Stout, ideal para quem acredita que a espuma é determinante na avaliação de uma boa cerveja.

 

50752085_HEROSHOT

 

Uísque

Sem surpresas. Seja em casa ou numa comemoração como o St. Patrick’s Day, um Jameson Whiskey sempre cai bem. Criada em 1780, a marca é uma das responsáveis pelo fato do destilado ser chamado na Irlanda de “água da vida”. Nessa sexta-feira (17), a marca também participa dos festejos verdes, organizando uma festa simultânea em 20 países, incluindo o Brasil.

 

IDShot_540x540

 

Cidra

É isso mesmo que você leu. Há algum tempo os irlandeses adotaram uma bebida mais leve nos intervalos entre os uísques e cervejas locais, ambos conhecidos pelo seus altos teores alcoólicos. As duas maiores referências nesse campo são a Bulmers Cider e a Magners Cider.

 

13645818443_fa52df7d5d_c

 

Bebidas quentes

Nessa época do ano, as temperaturas na Irlanda se situam entre 8ºC e 12º. É primavera por lá, mas não é de se estranhar que brasileiros sintam frios durante o St Patricks Day. Se for o seu caso, experimente um Irish Coffee em algum pub local – ou faça-o em casa. Na mistura, vão, além do café, uísque irlandês, açúcar e creme fresco batido.

 

licor-baileys-750ml-D_NQ_NP_105401-MLB20335976002_072015-F

 

Licor

Baileys é o licor tradicional da Irlanda. Relativamente jovem (foi criado em 1974), a bebida se destaca pela combinação suave entre uísque (irlandês, claro), leite, açúcar e baunilha. Por aqui, a bebida acabou se tornando famosa como principal ingrediente de uma receita de cheesecake.