Cinco dicas para estudar melhor em qualquer área

Não consegue manter o foco? Aprenda algumas técnicas aprovadas pela ciência

Estudar nunca foi fácil. Porém, nos dias de hoje, muitos têm a impressão que ficou mais difícil se concentrar nos livros por causa da concorrência tecnológica ao nosso redor.

 

Para ajudar quem precisa focar no aprendizado, mostramos abaixo cinco dicas aprovadas pela ciência para aprender qualquer assunto. Mantenha o foco.

 

Aprenda a mesma coisa de maneiras diferentes

Falamos de tecnologia no início do texto. Use-a a seu favor. Um estudo de 2008 mostrou que aprendemos melhor um assunto quando o conhecemos por diferentes meios. Portanto, depois de ler um livro, procure um podcast ou vídeo sobre o assunto. Você vai assimilar a matéria mais facilmente.

 

Estude assuntos diferentes no mesmo dia

De acordo com um estudo lançado em 2012, estudar uma só coisa durante o dia faz o nosso cérebro bagunçar as informações. Por isso, evite ficar martelando a leitura em um só ponto e crie uma rotina de estudos mais abrangente.

 

Sente na frente

Não é mito dos tempos de escola. Estudos comprovam que sentar na frente na sala faz com que você preste mais atenção nos professores e dê menos bola para todas as distrações do seu entorno.

 

Escreva, não tecle

Tomar nota no computador pode fazer com que você se distraia com o e-mail, música ou redes sociais. Na hora de estudar, prefira o papel. Além de tudo, escrever ajuda a memória.

 

Teste a si mesmo

Será que o aprendizado tem sido bom? Não deixe de testar os seus conhecimentos, criando perguntas para si mesmo e fazendo simulados. Você vai aprender muito mais quando se sentir desafiado.