Cinco musicais da Broadway imperdíveis que você ainda não conhece

De comédias a dramas, saiba quais são os espetáculos que você não pode deixar de conferir da atual temporada na Broadway

Uma das maiores atrações turísticas em Nova York é a Broadway. Turistas do mundo inteiro viajam para a cidade para assistir a uma peça ou musical. O teatro está para Nova Iorque como o cinema está para Hollywood. Faz parte da cena social e econômica da cidade.

 

Das obras mais clássicas como O Fantasma da Opera às mais novas e concorridas como Hamilton, a cena teatral de Nova Iorque vai muito além da Broadway. Há ainda teatros Off-Broadway, off-off-Broadway e a mais nova tendência de teatros imersivos. Estas classificações são determinadas pelo tamanho do teatro, de maior para menor.

 

A rotatividade é grande, e as escolhas são tantas que torna-se um grande desafio decidir o que assistir. Então para ajudar, selecionamos os musicais imperdíveis que estão em cartaz nos próximos meses na Broadway e que fogem um pouco das mais tradicionais e conhecidas pelo público geral:

 

The Color Purple 
Revival do musical baseado no filme A Cor Púrpura que estreiou pela primeira vez na Broadway em 2006, produzido por Oprah Winfrey. Conta a trajetória de Celie passando por momentos extremamente difíceis na sua infância e adolescência até que ela encontra a sua independência e felicidade. O elenco é maravilhoso e alguns rostos conhecidos fazem parte, como Danielle Brooks, atriz de Orange Is the New Black, e Jennifer Holliday, renomada atriz da Broadway. Estará em cartaz apenas até o dia 08 de Janeiro de 2017.

 

Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812
Estrelado por Josh Groban que faz a sua primeira peça na Broadway, este musical é uma experiência teatral única, sendo quase um teatro imersivo. A peça estava já esteve em cartaz em diferentes formatos desde 2012, mas é a primeira vez que é apresentada ao público em um teatro. O enredo é adaptado de um trecho de setenta paginas do livro Guerra e Paz. O espetáculo abriu há poucas semanas na Broadway e promete ser um sucesso de bilheteria. Se for assistir, é bom estar aberto a participações do público.

 

Something Rotten
Encerrando as suas apresentações dia 01 de Janeiro, Something Rotten é uma comédia imperdível. O musical brinca com a ideia de como foi produzido o primeiro musical, por um dramaturgo concorrente de William Shakespeare. A peça traz tudo de mais clássico em musicais com grandes números de dança e mantem um enredo engraçado e inteligente.

 

Waitress
O musical composto pela cantora pop Sara Bareilles é baseado no filme Garçonete, gravado em 2007. É a peça ideal para quem quer ouvir algo mais contemporâneo na Broadway, com músicas lindas e arranjos de orquestra interessantíssimos. É um musical com uma história simples de entender, que celebra a amizade e maternidade – e o público até ganha um pedaço de torta durante a peça. O espetáculo também conta com um elenco de peso da Broadway, com estrelas como Jessie Mueller e Christopher Fitzgerald.

 

On Your Feet – A História de Emilio e Gloria Estefan
Com certeza, um dos musicais mais divertidos, que faz o público relembrar os maiores sucessos de Gloria Estefan ao mesmo tempo que conta a trajetória profissional dela e pessoal do casal. Com coreografias e figurinos extremamente festivos e homenageando a cultura latina, o musical é repleto de momentos engraçados e animados, e também consegue destacar o dia a dia e a dificuldade de imigrantes latinos nos Estados Unidos, narrado pelas músicas de Estefan.

 

*Por Miriam Spritzer, de Nova York