Cinco vantagens comprovadas pela ciência de ser solteiro

Antes só do que mal acompanhado: estudos comprovam que o ditado - e ser solteiro - tem fundamento

solteiro

Os seus amigos vivem te chamado de encalhado ou escalhada? Não deveriam. Ser solteiro (a) tem muitas vantagens – e não somos nós que estamos falando, mas a ciência.

 

O site português Visão elencou recentemente cinco estudos de pesquisadores que comprovam o velho clichê “antes só que mal acompanhado”. Veja abaixo.

 

 

Mais tempo para família e amigos

Um estudo das pesquisadoras americanas Naomi Gerstel (UMass Amherst) e Natalia Sarkisian (da Boston College) comprovou o que todos nós desconfiávamos: os relacionamos nos afastam dos amigos e familiares. A pesquisa mostra que até mesmo os bons casamentos apresentam o sintoma. Solteiros, por sua vez, mantém muito mais contatos com familiares, grupos de escola e trabalho e até mesmo vizinhos.

 

 

Melhor forma física

Sabe aquela “barriguinha de marido”? Não é por acaso. Quando estamos em relacionamentos estáveis, realmente costumamos nos preocupar menos com as aparências. Um estudo feito pela americana Andrea Meltzer, da Universidade Metodista Meridional, em Dallas, mostrou que pessoas casadas tendem a ganhar peso nos primeiros quatro anos de casamento. Temos certeza que você se lembrou de alguém nesse exato momento.

 

 

Maior satisfação profissional

É natural ver pessoas que acabaram de terminar um relacionamento reunindo todas as suas energias no trabalho, tornando-se verdadeiras workaholics. Um estudo da socióloga americana Monica Kirkpatrick Johnson mostrou que pessoas solteiras costumam dar prioridade aos seus empregos e dão mais valor para a própria profissão. Vale a gíria da internet: não pense em crush, trabalhe!

 

 

Menos dívidas

Casar é caro. Quando você tem filhos, mais ainda. Uma pesquisa de inadimplentes SCPC Boa Vista, no Brasil, em 2014, mostra que a maioria dos endividados brasileiros eram casados . Dois anos antes, um estudo chegou à mesma conclusão nos Estados Unidos. Ou seja, quer juntar dinheiro? Seja independente também na vida amorosa.

 

 

Sono melhor

Um estudo da organização Better Sleep mostrou em 2014 que dormir sozinho é benéfico para o sono. Sendo solteiro, você não precisa lidar com a disputa por cobertores, ronco e outros incômodos da vida a dois. Será que vale a pena?