Conheça o museu (que é um grande sucesso) dedicado ao fracasso

Museum of Failure Innovation reúne lançamentos que hoje são vistos como más ideias

Screen Shot 2017-06-20 at 15.38.20

Uma das grandes ironias da atualidade fica na Suécia. Por lá, na cidade de Helsingborg, abriu um museu inteiramente dedicado a fracassos – e, acredite, o espaço é um sucesso.

 

O Museum of Failure Innovation é um projeto tocado por Samuel West, que reuniu 51 produtos que deveriam ser inovadores ou causar grande furor, mas hoje só são lembrados como grandes fracassos. De ideias antigas a novidades, muita coisa aparece exposta por lá.

 

 

Você conhece, por exemplo, o TwitterPeek? Trata-se de um gadget que foi lançado apenas com um objetivo: escrever mensagens no Twitter. Por US$ 200, não é de se espantar porque o produto foi um fracasso. No meio da tecnologia, quem também foi lembrado é o Google Glasses, os óculos tecnológicos criados pelo Google que nunca decolaram.

 

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, também ganhou espaço no museu com um jogo de tabuleiro inspirado em seu antigo programa O Aprendiz. Bebidas (Coke II e a Pepsi Crystal, um refrigerante transparente à base de cola) e comidas (as batatas Pringles sem gordura que continham um efeito laxante) também foram lembradas por Samuel.

 

A ideia do Museum of Failure Innovation, segundo Samuel, é lembrar que ‘o aprendizado é a única forma de transformar o fracasso em sucesso’. O espaço serve como exemplo: devido ao sucesso, a prefeitura de Helsingborg quer fazer do museu um projeto permanente.