Dassault Falcon 8X: Certificação eminente

Após a conclusão bem sucedida de testes de vôo e uma longa campanha de testes operacionais globais, o Falcon 8X, novo carro-chefe da Dassault Aviation, aguarda certificação iminente.   O Falcon 8X S/N 03 completou uma turnê

Após a conclusão bem sucedida de testes de vôo e uma longa campanha de testes operacionais globais, o Falcon 8X, novo carro-chefe da Dassault Aviation, aguarda certificação iminente.

 

O Falcon 8X S/N 03 completou uma turnê mundial projetada para demonstrar as capacidades operacionais em condições diferentes, com foco particular em conforto de cabine e conectividade. A campanha de 55.000 nm levou a aeronave a 46 destinos, a partir das Américas do Norte, Central e do Sul para a Europa, Oriente Médio, China e o Sudeste Asiático. As missões variaram de 18 minutos a 14 horas, incluindo voos de ultra-longo alcance a partir de Singapura e São Paulo para Paris e de Nova Iorque para Abu Dhabi. A aeronave passou por uma gama completa de condições de voo, de clima quente a frio extremo (-33 ° C) para ambientes extras de alta e baixa umidade.

Um total de 26 pilotos de teste e operacionais participaram dos testes, juntamente com mais de 60 engenheiros, técnicos e assistentes de vôo.

“O feedback dos testes operacionais – conforto da cabine, ar condicionado, e em particular o ruído da cabine – foi excelente”, disse Olivier Villa, Vice-Presidente Sênior da Dassault Aircraft Civil Aviation. “Dassault incorporou inovações com o isolamento da aeronave, que nos permitirá reduzir o nível de ruído em 2 decibéis em comparação com o Falcon 7X, atualmente o avião mais silencioso na indústria.”

As três aeronaves utilizadas durante o programa de testes de vôo serão reimplantadas após a conclusão da campanha de testes e certificação, que totalizou 833 horas em 408 voos.

O S/N 01 será usado para certificação do novo “FalconEye Combined Vision System” da Dassault (CVS) na configuração “Dual Head up Display”. O FalconEye da Dassault é o primeiro “Head up Display” (HUD) na indústria para misturar as capacidades de visão sintética e real. Ambas as aprovações são esperadas no terceiro trimestre de 2016 e final de 2017, respectivamente.

Os S/N 02 e 03 serão utilizados pela empresa como aviões de demonstração.

Atualmente, 24 unidades estão em montagem final em Mérignac, próximo de Bordeaux, França, e outros 11 estão em processo de conclusão.

Apenas dois anos desde a concepção à realidade

Derivado do popular Falcon 7X, o trijato de ultra-longo alcance Falcon 8X foi revelado em maio de 2014, durante a Convenção Europeia “European Business Aviation Convetion & Exhibition”. Seu primeiro vôo foi em 6 de fevereiro de 2015. O 8X vai oferecer o maior alcance e a cabine mais longa de qualquer outro Falcon, permitindo transportar  passageiros confortavelmente de Pequim a Nova York, São Paulo a Moscou, Hong Kong a Londres, sem escala. Além disso, o 8X compartilha da excepcional economia operacional e da mesma performance de atuação em pistas curtas do 7X.

Além da cabine mais silenciosa e do sistema de controle digital de voo mais avançado da aviação executiva, os trijatos estarão disponíveis com o novo “FalconEye Combined Vision System” da Dassault, primeiro “head up display” da indústria capaz de combinar as capacidades de visão sintética e real. Ainda oferecem a maior variedade de configurações de cabine entre qualquer outro grande jato comercial.

Falcon 8X no Brasil

Apesar do momento econômico delicado, o Brasil continua sendo um dos mais importantes mercados mundiais para a Dassault Falcon. Atualmente, o país é o terceiro maior mercado do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos e do México. “Das 25 unidades de Falcon 8X já vendidas, 4 virão para o Brasil”, afirmou Rodrigo Pessoa, Diretor Geral de Vendas para a América Latina.

Até o final do ano estão previstas as primeiras entregas das aeronaves Falcon 8X.

Para saber mais, acesse: http://www.dassaultfalcon.com/en/Aircraft/Models/8X/Pages/overview.aspx