Design em vidro

O vidro voltou a ser tendência e é o material mais versátil da temporada. Com suas inúmeras possibilidades vêm oferecendo inspirações que caminham para novas direções conceituais, por meio de forma, cor, acabamento e transparência.   Os

O vidro voltou a ser tendência e é o material mais versátil da temporada. Com suas inúmeras possibilidades vêm oferecendo inspirações que caminham para novas direções conceituais, por meio de forma, cor, acabamento e transparência.

 

Os designers que estão por dentro dessa tendência apresentam formas escultóricas novas, com a exploração do vidro mercurial fluido e dos objetos esféricos, que são mergulhados em soluções que transformam suas superfícies em movimentos ondulados ou de cascata.  Outra novidade dessa retomada do vidro como tendência é a tactilidade propulsora dos desenhos, que possuem indentações sutis e padrões de baixo relevo feitos em vidro colorido. Nessa nova visão, a cor é usada para transformar desenhos, que vão desde tonalidades ombré ou que parecem empoeiradas ou que lembram pedras preciosas brilhantes em tons primários.

 

Quer aplicar no décor? Saiba quais são as principais tendências:

 

FORMAS ESCULTÓRICAS 

Os designers estão trabalhando com o estado fundido do vidro. O resultado são peças de formas contínuas, que se derramam e se torcem em diversas maneiras, criando formas assimétricas de aspecto líquido-esculturais. Os projetos do Studio E. O conseguem mostrar as possibilidades infinitas do vidro e a peça mais cobiçada do momento é o vidro que cai sobre mármore e rocha.

 

METALIZADOS

O vidro é combinado com o metal através dos acessórios decorativos e de iluminação. Bases metálicas e cacos finos oferecem dispositivos de suporte para globos de vidro redondos e tampas de vidro, enquanto o material oferece um contraste brilhante e detalhes delicados em conjuntos.

 

OMBRÉ

A aplicação de cor ombré continua a ser uma tendência fundamental para vidros em mobiliários, acessórios decorativos e copos. Rosas e cinzas esfumaçados que esvaem estão sendo combinados com superfícies de cobre e ouro. Vidros de dois tons, ou com uma variedade de cores com estilo arco-íris e vidros iridescentes saem da mesmice e prometem ser um must dessa tendência.

 

Lifestyle por Érica Giacomelli arquiteta e designer de interiores | Matéria publicada na edição 95 da Revista Versatille

 

design em vidro