Dicas de verão

O verão é para muitos a estação mais desejada do ano. Para aproveitar ao máximo o sol e o calor dos próximos meses, vou dar dicas de cuidados com a pele neste verão!  Algumas doenças,

O verão é para muitos a estação mais desejada do ano. Para aproveitar ao máximo o sol e o calor dos próximos meses, vou dar dicas de cuidados com a pele neste verão!  Algumas doenças, como a micose, são comuns nessa época do ano e por isso é preciso tomar alguns cuidados como:

 

Secar muito bem todo o corpo, principalmente as áreas de dobras como axila, virilha e entre os dedos dos pés, pois os fungos causadores da micose sobrevivem em ambientes de umidade e calor. Entre os dedos dos pés é válido até secador de cabelo para garantir que estarão bem secos.

 

Quando possível, dê preferência ao uso de sapatos abertos, para evitar a umidade dos pés. Se tiver que usar calçado fechado, sempre com meia com maior teor de algodão e nunca coloque o mesmo sapato dois dias consecutivos. Deixe-o arejando na lavanderia por, pelo menos, um dia inteiro.

 

Não esquecer de usar chinelos em áreas úmidas públicas. É comum contaminar-se com fungos causadores de micose dos pés e das unhas, em piscina, sauna, chuveiro de academia ou clubes.

 

O suor e o calor facilitam o aparecimento do “pano branco”, micose típica das costas. Para evitá-la tome sempre uma ducha a cada duas horas quando estiver na praia ou na piscina. Ao observar manchas brancas ou vermelhas, descamação ou coceira, procure seu dermatologista, pois podem ser sinais de micose no corpo.

 

Quanto antes forem diagnosticadas, mais rápido será o tratamento.

 

Beleza por Denise Lage, Dermatologista| Matéria publicada na edição 95 da Revista Versatille