Diferentões: os museus mais inusitados de Nova York

Comida, moda, hologramas, tralhas: NY tem roteiros culturais inusitados s para todos os gostos

Nova York é uma das cidades que tem o maior número de museus no mundo. São tantas as mostras e exposições que acontecem na cidade que até mesmo os maiores sites de turismo têm dificuldade de chegar a um número concreto. Então, após uma breve pesquisa feita nos sites oficiais da cidade, junto aos maiores veículos de comunicação, pode-se concluir que há mais de 100 museus em NY.

 

Com um número tão grande, a diversidade é garantida. Há museus dos mais variados tipos, tópicos e graus de interatividade que agradam gregos e troianos. Os clássicos MOMA, Met e Museu de História Natural são ótimos e ricos em informação – há até quem diga que o Metropolitan Museum of Art é um dos melhores do mundo. Mas porque parar por aí quando se tem museus tão atípicos na cidade?

 

Morando em NY há mais de 6 anos, descobri diversos museus que nem imaginava que existiam. Há museus pequenos e tradicionais, como Morgan Library e Frick Collection, que foram grandes mansões transformadas e fascinam pelo conteúdo como pela estrutura da casa. Há museus de assuntos específicos, como o Museum of American Finance ou o museu do FIT, uma das maiores escolas de moda do país. E há ainda museus mais ousados, como o museu do sexo, e aqueles totalmente interativos, como o museu de Food and Drink ou o Tenament Museum.

 

Aqui, não se pode usar a desculpa de não gostar de museu e/ou achar chato. Se você pensa que não gosta, não é verdade. Você apenas não achou ainda aquele que atendesse aos seus interesses específicos. Pode ter certeza, Nova York terá um museu para você.

 

Então para facilitar, aqui vai uma lista de museus curiosos e diferentes na cidade:

 

MOFAD Museum of Food and Drink

The-Museum-of-Food-and-Drink-Courtesy-of-MOFAD
Literalmente, um museu sobre comida. Abriu suas portas oficialmente em 2015 no bairro Williamsburg, no Brooklyn, e suas exposições são super interativas e deliciosas. Este ano a exposição se chama Chow: Making the Chinese American Restaurant, mostrando a culinária chinesa nos EUA.

 

Museum of Moving Image

outsidemuseum_lowres_astoria
Parecido com o MIS no Brasil, o museu fica em Astoria, no Queens, e mostra tudo relacionado à imagem em movimento, indo do cinema ao videogame. Algumas das suas exposições são bastante interativas. Perfeito para famílias.


Holographic Studios

5630108B-FF7A-D6CC-D55FCD338D918A47
Alternativa excelente para quem achou a opção acima simples. O estúdio de imagens holográficas fica localizado no bairro Midtown em Manhattan e permite que o visitante não só tenha um tour guiado pelo studio como possa fazer aulas e até encomendar hologramas.


MOCCA Museum of Comic and Cartoon Art

Chwast_logo_Mocca
Este é perfeito para quem ama quadrinhos e cultura popular. Localizado dentro da Sociedade dos Ilustradores, no Upper East Side, o museu traz diversas exposições com relíquias de quadrinhos e cartoons. Em março terão uma exibição especial para “V de Vingança”.


FIT Museum

FiT
Este é para aqueles que realmente amam moda, é um museu pequeno, específico e o melhor de tudo é gratuito. O Costume Institute do Met Museum é ótimo, mas só fazem duas exposições ao ano, enquanto isso o FIT têm exposições de moda o ano todo. A próxima exposição será sobre a moda parisiense entre 1957 a 1968 .

 

Museum of Public Library for the Performing Arts

mapplace.images.heroLarge-d61bf95dc18d835b4cb5310ec799ecc0
Localizada dentro do Lincoln Center, a biblioteca publica das artes performáticas por si só já deixa qualquer fã de teatro, música e dança enlouquecido com a quantidade de materiais sobre os assuntos. Dentro da biblioteca há um pequeno museu com exposições sensacionais. A atual é sobre os últimos 40 anos de teatro em NY e Londres feita em parceria ao Museu Victoria and Albert e a Sociedade Teatral de Londres.

 

National Museum of Mathematics

xmuseum-exterior.jpg.pagespeed.ic.zO7KQPRe6F
Com exposições super interativa com diferentes experimentos, este museu faz com que qualquer pessoa possa gostar de matemática. São 37 exposições dinâmicas e divertidas, fazendo com que este museu seja uma ótima opção para quem vem a NY com crianças, e até para adultos curiosos. Fica no bairro Flatiron em Manhattan.

 

Tenement Museum

Tenement Museum
Localizado no Lower East Side, um dos bairros mais antigos de Nova Iorque, o museu mostra como era a vida das diferentes gerações de imigrantes na cidade. A palavra “Tenement” significa um prédio que é residência de várias famílias, este tipo de construção era comum no bairro, e o museu é um dos poucos prédios que se manteve na estrutura original através dos anos. As visitas são guiadas, e há 3 tipos de tours diferentes.

 

Museum of the American Gangster

StMarksPl-80-MuseumAmericanGangster-10-ANC
Museu pequeno localizado no East Village e é principalmente sobre o crime organizado e os bares speakeasy (bares secretos) dos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30. Talvez não seja o melhor museu para crianças, mas é sem dúvida uma atividade diferente. O local do museu era um bar secreto da era da lei seca.

 

Museum of American Finance

Museum of American Finance
O museu mostra a história do sistema financeiro americano bem como o sistema bancário e as novas propostas que estão surgindo no mercado empreendedor. O museu ficou mais popular desde o ano passado devido a estreia do musical Hamilton em 2016 é sobre Alexandre Hamilton o fundador do sistema financeiro americano.

 

Mmuseumm

Mmuseumm
O mmuseumm é o mais atípico dos museus, é um elevador de carga que expões objetos e artefatos que normalmente não seriam notados. Pode-se dizer que é um museu de tralha, mas que através de uma curadoria muito bem feita, consegue trazer a tona observações e discussões para ilustrar o mundo que vivemos hoje. O museu tem duas locações, ambas no sul da ilha de Manhattan.

 

NY Transit Museum

NY Transit Museum
Para uma cidade que vive do seu transporte público, o NY Transit Museum é quase que uma parada obrigatória para quem quer entender o funcionamento da metrópole. Lá você pode encontrar de tudo relacionado ao tema, até mesmo réplicas de vagões de metro.

 

Houdini Museum

Houdini Museum
Mais um museu pequeno e especifico, mas surpreendente com objetos pessoais de um dos maiores nomes do movimento vaudeville, da mágica e do ilusionismo. O museu faz parte da loja de mágica Fantasma Magic que é num dos pontos mais centrais da cidade, e lá além da exposição são feitos shows e demonstração de mágica para os visitantes.