Dor no pescoço: Saiba como evitá-la

A correria do dia a dia, o estresse, passar horas na frente do computador com a postura inadequada, ou ainda uma noite mal dormida são alguns dos fatores que podem resultar na dor no pescoço.

A correria do dia a dia, o estresse, passar horas na frente do computador com a postura inadequada, ou ainda uma noite mal dormida são alguns dos fatores que podem resultar na dor no pescoço. E se você tem dor no pescoço constantemente, sabe o quanto esse problema incomoda e afeta o rendimento durante o dia, não é mesmo?

 

Todo exagero corporal sobrecarrega a coluna, inclusive a área cervical, o que resulta a dor no pescoço, mas, como já mencionado, esse sofrimento, na maior parte dos casos, é originado por hábitos errados. E se esse é o caso, é possível prevenir a dor e garantir o bem-estar. Pensando nisso, confira algumas formas de evitar a dor nessa região:

 

Hora de dormir: O recomendado é dormir com a barriga para cima ou de lado, de modo que o pescoço e costas fiquem alinhados (dormir de barriga para baixo aumenta a pressão na região do pescoço). O travesseiro não pode ser muito alto, e precisa suportar de forma adequada o peso da cabeça.

 

No trabalho: Se você trabalha na frente do computador, não fique com o pescoço muito inclinado para frente, essa posição pode deixar os músculos tensos, o que gera incômodo e dor. E não se esqueça da postura, ela deve estar sempre alinhada, inclusive se você trabalha pegando peso, lembre-se que a postura influencia o pescoço.

 

Exercícios: Fazer exercícios de alongamento de pescoço também ajuda a evitar a dor. Durante o expediente, ou após a rotina, segurar a cabeça inclina para os lados, apoiar o queixo no peito, esticando a nuca, e respirar fundo jogando a cabeça para trás o máximo que conseguir, tudo isso por um minuto, ajuda evitar a dor.

 

Sem estresse: O pescoço é uma região que acumula muita tensão, por isso, procure não se estressar. Faça atividades físicas que te dão prazer e te relaxam, elas ajudam a liberar tensões e tonificar os músculos, o pilates é uma ótima opção.

 

No dia a dia: Evite dirigir enquanto tiver com o pescoço doendo. Procure não atender o celular entre o ouvido e o ombro. Ao caminhar ou correr, mantenha a cabeça erguida e o pescoço relaxado, nunca o projetando para frente.

Mas se mesmo tomando cuidado você não conseguiu evitar a dor, ou ela não passa, procure um especialista. Um dos profissionais da saúde que pode te ajudar é o fisioterapeuta, ele dispõe de técnicas apropriadas de tratamento para trazer de volta sua qualidade de vida.