GEAR S3 by Arik Levy

“ARTWORK REPRESENTA A LIBERDADE DA MENTE, VISÃO, FUTURO

FRACTAL: INSPIRADO
NA SÉRIE LUZ DE
 MESMO NOME,
DEMONSTRA O
CONCEITO DE UM
OBJETO QUE NÃO TEM
PRINCÍPIO OU FIM

“ARTWORK REPRESENTA A LIBERDADE DA MENTE, VISÃO, FUTURO… A CAPACIDADE DE FAZER COISAS QUE NUNCA FIZEMOS ANTES. A TECNOLOGIA É O QUE NOS AJUDA A REALIZAR ESSE SONHO”

 

Artista, técnico, fotógrafo, designer, artista de vídeo, as habilidades de Levy são multidisciplinares e seu trabalho pode ser visto em galerias de prestígio e museus no mundo todo. Mais conhecido publicamente por suas esculturas — tais como as peças marca registrada Rock —, suas instalações, edições limitadas e design, Levy, mesmo assim, sente que “O mundo é sobre pessoas, não objetos”.

 

Inspirado pela habilidade do Gear S3 de se adaptar ao usuário, o artista e designer industrial Arik Levy criou mostradores e pulseiras que trazem juntos arte e tecnologia. Impregnados com elementos de seu trabalho de arte atual, os mostradores são desenhados para se moverem e fluírem com você. Com estética singular, as pulseiras fazem uma declaração surpreendente. Navegue por esta seleção de pulseiras de relógios projetadas para esse smartwatch.

 

O Samsung Gear S3 é um aparelho que ostenta a estética de um “relógio de verdade” que honra o tradicional trabalho artesanal, mas também permite customização quase sem limites para complementar intimamente os estilos individuais dos usuários. Para destacar ainda mais a experiência do usuário, a Samsung se associou com o renomado artista e designer industrial Arik Levy para desenvolver mostradores e pulseiras de relógio únicos para a última adição à coleção.

 

Embora mais conhecido por suas esculturas, Levy, com base em Paris, é um técnico, fotógrafo, designer e cineasta. A despeito de seu histórico diversificado, a colaboração do artista com a Samsung foi sua primeira experi- ência em fazer o design para um relógio inteligente. O projeto não foi sem desafios, mas mesmo assim excitou Levy.

“O trabalho de arte representa liberdade da mente, visão, futuro… a habilidade de fazer coisas que nunca foram feitas antes; tecnologia é o que nos ajuda a realizar este sonho”, observou Levy em entrevista antes do evento de lançamento. “Então quando este projeto surgiu, pensei que era uma grande oportunidade de fazer uma ponte entre trabalho de arte e tecnologia.”

 

Levy acredita que o Gear S3 é um aparelho que vai além de um relógio. Um aparelho que, graças à inovação da Samsung, permite ao usuário fazer mais coisas, como ouvir música e verificar sua localização. Mas Levy desejava levar o produto a um lugar novo por criar quatro mostradores e pulseiras únicos que permanecessem fiéis à sua filosofia de design.

 

Clique nas imagens para ampliar

 

Como tal, ele almejava criar não apenas outro design, mas, em vez disso, produzir algo inteiramente novo. “Eu queria modificar a pulseira e dar a ela uma estética diferente para complementar não apenas o meu trabalho mas também as características notáveis do Gear S3”, disse Levy. O artista alcançou isso por injetar em seus designs o que Levy diz serem como uma “evolução generativa” — um elemento que permite que algo seja novo e único cada vez que alguém interage com ele.

 

Buscando inspiração em quatro de suas mais importantes tipologias do trabalho de arte que pratica, ele foi capaz de transmitir em cada design um senso de experiência de vida. Eclipse, por exemplo, foi inspirado pelas pinturas Iris Black Hole de Levy e exemplifica a profundidade de seres humanos, enquanto Vortex, tirado da série Rock Growth, ilustra o desenvolvimento que cada indivíduo experimenta. Facets incorpora a essência das esculturas Rock e questiona a validade da percepção.

 

Os mostradores de Levy, em particular, distintamente incorporam a evolução generativa. Fractal, que foi inspirado por sua série de luz do mesmo nome, demonstra o conceito de um objeto que não tem princípio ou fim. Isso é exemplificado por meio de efeitos de animação que criam uma profundidade, energia e velocidade em movimento constante para imitar o ritmo de nossas vidas. Os usuários podem ajustar a velocidade com a qual as figuras se movem através do mostrador baseado em como eles querem encontrar o efeito. Dessa maneira, cada usuário pode experimentar os designs de Levy de modo diferente.

 

A personalização desse relógio o coloca separado de outros aparelhos. “Essa é a primeira vez que esse tipo de produto se adapta a quem você é” observou. “Você pode vê-lo do outro lado da sala e saber, instantaneamente, que é um Gear S3.” Ser capaz de adicionar este toque único ao Gear S3, Levy explicou, foi uma das melhores coisas sobre trabalhar em colaboração com a Samsung. “O trabalho de arte chama a atenção a detalhes micrônicos que fazem as diferenças fundamentais na vida diária,” disse. “Dar às pessoas a oportunidade de brincar com aquilo – acho que é uma revolução.”

 

Haute Horlogerie por Fran Oliveira | Matéria publicada na edição 97 da Revista Versatille