Hollywood & poder: mais um presidente americano ganha filme biográfico

Nem Trump, nem Obama: “LBJ” conta a história de Lyndon Johnson na presidência

Ocupar o cargo de presidente dos EUA é um passo importante para ter a vida contada no cinema Abraham Lincoln e JFK, para ficar em poucos, são alguns que tiveram parte da vida passada nas telas. Quem agora se une a esse rol é Lyndon Johnson, o 36° lider americano.

 

 

Sob o (nada criativo) título LBJ, Woody Harrelson dá vida ao político que deixou o posto de vice para assumir a presidência dos EUA após o assassinato de John F. Kennedy, em 1963. O mandato de Johnson, que seguiu até 1969, foi marcado pela escalada americana na Guerra do Vietnã quanto pela Lei dos Direitos Civis, que acabou com a segrecação racial no país.

 

“Lyndon Johnson era complexo, quase Shakepeariano”, disse em entrevista o diretor do longa, Rob Reiner, à revista EW. “Suas força e eficácia enquanto líder era equivalente a sua insegurança profunda e necessidade de ser amado. Não fosse pelo envolvimento no Vietnã, ele seria lembrado como um dos maiores presidentes dos Estados Unidos”.

 

Além de Harrelson, Jeffrey Donovan, Jennifer Lason Leigh e Bill Pulman são alguns dos nomes que compõem o elenco de LBJ. O filme estreia nos EUA no início de novembro.