Investimento literário: cópia de ‘Harry Potter’ é vendida por R$ 465 mil

Primeiro livro da saga foi dado à vendedora pela própria autora da obra, JR Rowling

Apostar em novos autores pode não apenas render boas experiências literárias como também muito, muito dinheiro depois de alguns anos. Um exemplo? A primeira edição do primeiro livro da série Harry Potter acaba de ser vendida no Reino Unido por um valor astronômico.

 

A casa de leilões Bonhams pouco mais de 106 mil libras (cerca de R$ 465 mil) por uma cópia novinha de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a obra de estreia da autora JK Rowling que deu origem a umas das séries literárias (e cinematográficas) mais rentáveis da história.

 

Além de autografado, o livro conta com uma dedicatória na qual se lê “para Meera, Donnie, Nastassia e Kai, com muito amor, Jo”. A Meera que abre a mensagem ganhou a cópia das mãos de Rowling quando as filhas de ambas estudavam na mesma escola primária. O presente foi uma das primeiras versões que a autora ganhou de sua editora na época do lançamento.

 

Existe até uma categoria pelo valor mais caro já pago a uma cópia da primeira edição dos livros Harry Potter. O recorde anterior pertencia ao mesmo título, que fora vendido por 60 mil libras.