‘Irmão’ mais novo de vinho de R$ 4,5 mil chega ao Brasil

Provamos o Overture, vinho da mesma família do badalado americano Opus One

A convite do winehunter globetrotter Vicente Jorge, que integra a equipe de provadores que seleciona rótulos mundo afora para a maior loja virtual de vinhos do país e da América Latina, Versatille experimentou em primeira mão o Overture, um tinto multicastas norte-americano que também é um multissafras (de várias safras não reveladas) do mesmo produtor e estirpe do Opus One, cujo lote de apenas 900 garrafas acaba de desembarcar por aqui depois de cinco anos de uma dura negociação entre Jorge e a vinícola californiana.

 

Detalhe: o Brasil é o primeiro país em que ele será vendido fora dos EUA.

 

Como seu “irmão” mais velho e famoso, o Overture é fruto do casamento enológico entre Robert Mondavi e o barão Philippe de Rothschild, de Bordeaux. Ou seja, segue a fórmula, mística e DNA clássicos da região francesa que inclui as variedades cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, petit verdot e malbec, uvas cultivadas no mesmo terroir de Nappa Valley mas com classificação logo abaixo da do Opus One. Passa 18 meses em barrica francesa e outros 18 em garrafa antes de chegar aos consumidores.

 

No nariz e na boca diz logo porque é considerado um vinhaço. Taninos muito finos e de textura cremosa, marca registrada do primogênito, e com final de boca sedoso, longo e persistente. Vendido no mercado americano (e apenas na loja da vinícola) por 100 dólares, por aqui passa a ser comercializado com exclusividade na loja virtual da empresa ao preço de lançamento de R$ 999.

 

Mas, pergunta que não quer calar: um “segundo vinho” por esse preço? Bem, a resposta se vale ou não a pena fica pra quem já o degustou e fez o teste definitivo da taça e, claro, para quem é fã de carteirinha do estilo e da compreensível idolatria que cerca o Opus One, o mais festejado e cobiçado vinho americano, que no Brasil já ultrapassa os estratosféricos R$ 4,5 mil.

 

(por Marco Merguizzo, editor da seção Adega)

 

POST TAGS: