Lições do meu cãozinho

Ao contrário do que se possa pensar, são os cães de estimação, aqueles que nos acompanham por onde formos, que abanam o rabo quando nos reencontram, os seres mais evoluídos. Nós é que às vezes

Ao contrário do que se possa pensar, são os cães de estimação, aqueles que nos acompanham por onde formos, que abanam o rabo quando nos reencontram, os seres mais evoluídos. Nós é que às vezes não notamos.

 

Nos vangloriamos de sermos uma espécie evoluída. Existem, porém, inúmeras evidências que apontam na direção oposta. Somos arrogantes, implicantes, hipercríticos, inseguros, infantis, medíocres, ciumentos, vingativos.

 

Se nos julgávamos topo das espécies no planeta, com quem então poderíamos aprender algo? A resposta sempre esteve muito próxima: nosso cãozinho (ou cadelinha)… O que poderíamos aprender com eles?

 

Cinco lições

 

Nosso cãozinho tem como maior de todos os valores a lealdade. Ele abre mão de tudo em função de ser leal a quem ele reconhece como merecedor dela. Uma vez decidido a ser leal, é para sempre. Para a vida toda. As vezes até para além da vida!

 

Nosso cãozinho é sempre sincero e honesto. Se está feliz, demonstra. Se esta descontente, você saberá. Não tem falsidade. Aí está a lição: sempre ser honesto com quem se respeita, no caso, você.

 

O seu cão se satisfaz com pouca coisa, já percebeu? Não precisa de muita coisa. Ele fica feliz com o simples, familiar, caseiro. A sua alegria e contentamento está nas coisas simples. Simplicidade é a seguinte lição.

 

A parte mais importante do dia para seu cãozinho é quando você dá atenção para ele, e só para ele, e brinca com ele. Não há nada mais importante na vida de um cãozinho do que brincar atentamente com ele. É o estado de graça dele, a razão da sua existência: brincar com você. Brincar sempre, não importa mais nada, é a próxima lição.

 

Mas a mais importante lição, deixei para o final de propósito, para destaca-la das demais. Você reparou que não importa qual seja seu humor quando chega em casa, seu cãozinho recebe você sempre do mesmo jeito, pulando e abanando o rabo até receber seu carinho. Aqui está a mais importante lição: o seu cãozinho demonstra explicitamente que esta feliz em estar com você. Ninguém faz isso com tanta maestria, mostrar que esta feliz em estar com você, sempre.

 

O resto é complemento, não precisa mais nada. As lambidas, os carinhos, os pulos, uivos e gemidos, tudo é espontâneo, sem querer nada em troca a não ser estar com você. Acho que temos muito a aprender com estes preciosos animais. Se você tem um cão em casa pode entender, se não tem, esta perdendo muito, com certeza…

 

POST TAGS: