Liverpool celebra 50 anos de clássico dos Beatles com festival especial

Faixas de 'Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band' dão origem a eventos na terra-natal dos Beatles

Um dos discos mais importantes da história completa 50 anos em 2017. E para celebrar o aniversário de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, a cidade de Liverpool, terra-natal dos Beatles, prepara um festival pra lá de especial e incomum nos próximos meses.

 

A ideia é bem curiosa: cada uma das 13 faixas do disco dará origem a um tipo de evento diferente, no qual a música será recriada a partir de dança, artes plásticas, poesia, peças de teatro e, claro, música. As performances acontecerão em diversos marcos da cidade.

 

 

Por exemplo, With a Little Help From My Friends irá virar um mural interpretado por Jeremy Deller, vencedor de um Turner, um dos prêmios mais cobiçados do mundo das artes no Reino Unido. Por sua vez, Lucy In The Sky With Diamonds inspira o evento Suspended Time, que irá misturar performance, storytelling e exibições com fogo (!).

 

Uma das faixas mais alegres, When I’m Sixty Four irá ganhar um evento à altura: além de diferentes gerações falarem a respeito do que a idade significa, haverá uma performance com 64 corais de várias idades cantando a música simultaneamente, que ganhará transmissão ao vivo.

 

17438563_1040159772783664_774251641326010368_n

 

No dia 1° de junho, data na qual o disco chegou às lojas, a música A Day in the Life, a última faixa de Sgt Pepper’s… será o tema de um filme no qual cineastas irão captar a essência da cidade de Liverpool durante as 24 horas de celebrações da música. A produção será lançada no cinema Woolton Picture House, um marco local, no dia 16 de junho.

 

O Sgt Pepper At 50, como foi batizado o festival, acontece de 25 de maio a 16 de junho. Grande parte dos eventos são gratuitos, enquanto outros podem ter os ingressos adquiridos no site oficial do evento.