Mesentério: conheça o ‘novo’ órgão humano descoberto por cientistas

Objeto de estudos desde o século XVI, estrutura do sistema digestivo ganha reclassificação após série de evidências coletadas em pesquisa

É provável que nunca tenha ouvido falar dele, mas ele sempre esteve dentro de você.  Agora, ele é o centro de todas as atenções: o mesentério é o mais ‘novo órgão’ humano descoberto em nosso corpo.

 

Pouco é sabido sobre a novidade, que faz parte do nosso sistema digestivo. A comunidade científica considerava o mesentério como uma série de estruturas separadas e fragmentadas. Mas um estudo publicado na prestigiosa revista The Lancenet Gastroenterology & Hepatology coletou evidências suficientes para que a descoberta fosse reclassificada como um órgão.

 

mesenterio

 

“Concluímos agora que temos um órgão no corpo humano que até então não havia sido considerado como tal”, disse o pesquisador J Calvin Coffey, da University Hospital Limerick, da Irlanda, que estuda a estrutura desde 2012 e é pioneiro na reclassificação do mesentério, mencionado pela primeira vez em estudos de anatomia no século XVI, por Leonardo da Vinci.

 

Mas afinal, o que é o mesentério? Trata-se de uma dobra dupla do peritônio – o revestimento da cavidade abdominal – que une a parede do abdômem ao intestino. As funções do órgão, contudo, não são muito conhecidas e ainda serão objeto de estudos futuros, que podem ser fundamentais para entender doenças digestivas e abdominais, além de aprimorar os tratamentos atuais.

 

POST TAGS: