Morgan Aero 8: Único

O MORGAN AERO 8 É — ESSENCIALMENTE — UMA VERSÃO MODERNA DO ROADSTER BRITÂNICO DA VELHA ESCOLA, COM OS DOIS CARROS COMPARTILHANDO O MESMO CHASSIS DE LIGA DE ALUMÍNIO E CARROCERIA MAIS BAIXA   O Morgan Aero

O MORGAN AERO 8 É — ESSENCIALMENTE — UMA VERSÃO MODERNA DO ROADSTER BRITÂNICO DA VELHA ESCOLA, COM OS DOIS CARROS COMPARTILHANDO O MESMO CHASSIS DE LIGA DE ALUMÍNIO E CARROCERIA MAIS BAIXA

 

O Morgan Aero 8 2015 fez sua estreia global no 85o Motor Show Internacional de Genebra, 15 anos desde o lançamento do Aero Eight original. Mudanças significativas no visual e na mecânica fazem da quinta geração desse modelo icônico o produto Morgan Aero mais refinado até agora. O carro foi projetado por Matt Humphries, enquanto ele ainda era um estudante de design na Coventry. Agora graduado — e instituído como o principal chefe de design da Morgan —, o Aero 8 é o seguimento do seu primeiro grande projeto para a empresa — Aero Supersports, que foi descontinuado em 2015, antes do lançamento do carro de quinta geração.

 

Parece incrível. Indiscutivelmente um Morgan, mas com um toque moderno, o que significa que vai roubar a atenção de quase qualquer outro carro na estrada. O efeito é, ainda, mais pronunciado com a saída lateral do sistema de exaustão, e a trilha sonora de baixo acústico do V8.

 

O interior do Morgan igualmente impressionante, tem toque de alta qualidade e muitos materiais personalizados. Há 37 cores de couro para escolher, oito opções de tubulação e carpete e três variações de plissado para os assentos. Até mesmo o painel é configurável — para aqueles que procuram um painel com seletores da velha escola ou um moderno sistema de informações e entretenimento. Há, ainda, sete tonalidades de cor para a capota soft e três opções para a capota rígida.

 

E, também, duas opções de Pacote de Performance para enfeitar o Aero 8 com o primeiro compilado de seis saídas laterais de exautores esportivos, calibradores de freio vermelhos e um difusor negro brilhante, enquanto o segundo pacote apresenta um exaustor traseiro esportivo mais convencional, entre outros pequenos detalhes exteriores.

 

Você pode estacionar o Aero 8 perto de qualquer outro carro, menos de uma Bugatti laminada de ouro, e saber que ele atrairia mais atenção. As linhas tradicionais e os contornos musculosos conseguem ser referência ao carro esportivo Morgan ilustre do passado sem degenerar em caricatura.

 

Clique nas imagens para ampliar

 

Com um chassis de liga de alumínio e painéis da carroceria de liga “superformed”. A força vem de um motor V8 BMW — fonte 4.8 litros — com 367bhp e 370lb ft. E o carro pesa apenas 1.180 kg. A performance é equivalente à maioria dos supercarros, apesar do que a aparência poderia sugerir.

 

Com uma caixa de câmbio de seis velocidades, um 0-62 de 4.5 segundos, é possível, como em uma avaliação oficial de 23mpg. Os Morgans modernos têm suas dinâmicas apoiadas por um experiência extensa — e bem-sucedida — em corridas GT; uma das funções originais dos Supersports era realmente homologar um formato de carroceria mais eficiente aerodinamicamente para ajudar no esforço de competição.

 

O resultado é um chassis muito rígido combinado a um diferencial de deslizamento limitado derivado da BMW que dá excelente controle da carroceria, respostas ágeis e grande aderência mecânica.

 

A Morgan conseguiu um feito que muitas organizações maiores não foram capazes — levar com sucesso a marca para o topo do mercado. Quando a quarta geração Aero 8 foi lançada, custava 5 mil libras menos que o Porsche 911 mais barato.

 

Agora, a quinta geração tem uma etiqueta de preço comparável que está na mesma estimativa do Carrera S 911, BMW M6 e o Mercedes-AMG CLS 63 S.  E poucos argumentariam que o lateral Morgan Aero 8 não merece um lugar entres tais celebridades.

 

Esse, o mais refinado produto Aero até agora, é uma evolução apropriada da gama de veículos Morgan mais avançados tecnologicamente. O Aero 8 entrou em produção no quarto semestre de 2015, com números limitados de carros disponíveis. A Morgan personaliza cada veículo para combinar com a visão pessoal do cliente.

 

De infinitas combinações de pintura, couros e uma vasta gama de escolhas de detalhes, cada Aero construído é único. “Os carros Morgan são sinônimo de carros de capota aberta. Produzimos carros esportivos de dois lugares que são leves e emocionantes de dirigir. O novo Aero 8 significa o retorno dessa fórmula dentro da nossa linha standart de veículos. O Aero 8 oferece o casamento perfeito de artesanato refinado e performance tecnoló- gica, um casamento que acreditamos ser tão importante no mundo atual de crescente autonomia”, revela Steve Morris, diretor executivo da Morgan.

 

MOTOR por Marcelo Ogawa Matéria publicada na edição 99 da Revista Versatille