O sexo casual pode fazer mal para seu bem estar? Há controvérsias…

Entre benefícios e malefícios, pesquisas divergem nas conclusões das (dês)vantagens do sexo casual

Independente do termo que você usa ou do que você pensa a respeito, um número considerável de pessoas tem ou vão ter atividades sexuais com alguém que mal conhece ou que não espera grandes coisas no futuro. Dizem que o sexo casual melhora a imunidade, diminui a depressão e até melhora a saúde cardiovascular.

 

Porém, alguns estudos mostram que encontros casuais também leva a sentimentos de arrependimento, baixa auto-estima e estresse psicológico.

 

Uma pesquisa realizada com 832 universitários mostrou que apenas 26% das garotas tinham sentimentos positivos após uma relação casual, contra quase 50% dos homens. Para os pesquisadores, entre os fatores que provocam essa sensação negativa estão o consumo excessivo de álcool ou de drogas antes da relação, e também a expectativa de que aquilo talvez fosse virar um relacionamento.

 

Já a professora Zhana Vrangalova, da Cornell University – e que tem um site chamado Casual Sex Project, onde as pessoas contam histórias de seus encontros – acredita que o sexo casual pode ser positivo, melhorando a confiança e fazendo as pessoas se sentirem melhores consigo mesmas.

 

Ela acha que a diferença nos sentimentos de arrependimento pós-sexo casual entre homens e mulheres tem uma explicação. Segundo outro estudo que envolveu 20 mil estudantes universitários, 78% dos homens tinham tido um orgasmo em seu último encontro, contra somente 42% das mulheres. Para ela, isso pode – mesmo que parcialmente – explicar as diferenças no sentimentos deles e delas com o sexo casual.

 

Além disso, a professora pontua que, eventualmente, sexo casual não é para todo mundo, ainda mais para quem realmente quer estar em um relacionamento.

 

POST TAGS: