Os países mais inovadores do mundo

País líder em inovação mantém a liderança em ranking pelo sétimo ano seguido

Alguns lugares são mais inspiradores que os outros. Quanto o assunto é inovação, portanto, nada mais justo que alguns países saiam na frente. É o que mostram os resultados do tradicional Índice Nacional de Inovação, elaborado pela Universidade de Cornell, em Nova York.

 

Em parceria com a escola de negócios Insead e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), estudantes avaliaram a economia de 130 países, levando em conta os métodos de pesquisa, os tipos de negócios, a infraestrutura, o mercado e as instituições de cada um deles.

 

Nos primeiros lugares ficaram a Suíça (pelo sétimo ano seguido), a Suécia, os Países Baixos e os Estados Unidos. Entre os 25 primeiros, apenas um país é emergente, a China. Tal constatação mostra como os ideias e negócios inspiradores costumam surgir em economias e sociedades consolidadas há muito tempo.

 

O Brasil ficou na tímida 69ª posição. Vale lembrar que, recentemente, nós mostramos, também, quais são as empresas mais inovadoras da atualidade. Pelo lado dos países, veja o top 10 abaixo e aqui os demais colocados.

 

1º) Suíça
2º) Suécia
3º) Países Baixos
4º) Estados Unidos
5º) Reino Unido
6º) Dinamarca
7º) Cingapura
8º) Finlândia
9º) Alemanha
10°) Irlanda
22º) China
69º) Brasil