Polignamo a Mare, Puglia

A 30 km de Bari, Polignano a Mare — uma pequena cidade medieval — encanta os turistas com suas ruas estreitas e casas brancas. Cidade natal de Domenico Modugno (1928-1994), um dos mais importantes cantores

A 30 km de Bari, Polignano a Mare — uma pequena cidade medieval — encanta os turistas com suas ruas estreitas e casas brancas. Cidade natal de Domenico Modugno (1928-1994), um dos mais importantes cantores italianos do século 20, Polignano fascina e oferece ao visitante viver experiência única.

 

A particularidade deste lugar é a gruta, que hoje abriga o Hotel e Restaurante Grotta Palazzese. Um cenário mágico entre rochas e mar que já foi um salão de encontro de senhores feudais. Além disso, reza a lenda que uma rainha húngara chamada Joanna usou a gruta como local secreto para se refugiar com seu pagem favorito. Depois do século 18 a caverna foi abandonada.

 

Histórias não faltam. E hoje, um hotel super charmoso de 20 quartos e um restaurante com uma vista incrível movimentam o local. Pode-se escolher entre dois menus degustação, de 6 tempos, a 130 euros, ou 4 tempos, a 110 euros. A base da gastronomia está nos ingredientes produzidos localmente, como azeite, alcachofras, tomates e cogumelos. Prato típico da região, o orrichietti ao pesto (massinha em forma de pequenas orelhas) é um dos carros-chefe. Desfrute também do entorno de cenários de cidades barrocas, casas pintadas de branco, olivais e pomares, praias lindíssimas e mar azul intenso.

 

DROPS | Matéria publicada na edição 98 da Revista Versatille