Primeira casa assinada por Gaudí abre para o público em Barcelona

Casa Vicens, primeira obra assinada pelo arquiteto, abrirá para visitação na capital catalã

As obras de Antoni Gaudí estão entre as mais queridas e visitadas de Barcelona. E, em breve, quem estiver de passagem pela cidade terá a oportunidade de finalmente conhecer aquela que foi a primeira casa elaborada pelo arquiteto na capital catalã.

 

A chamada Casa Vicens, ao contrário de outros espaços assinados por Gaudí, era um espaço privado e fechado para o público. Nos últimos 3 anos, a obra, que foi concebida como uma residência de veraneio para um comerciante local, passou por uma série de reformas.

 

Casa-Vicens2

 

Tal como outros marcos de Barcelona, como a Sagrada Família e as Casas Batlló e Milà, a Casa Vicens também é tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O fato foi levado em consideração na restauração do espaço, uma empreitada bem complexa.

 

Casa-Vicens3

 

Um dos maiores problemas na tarefa foi o fato de muitos dos documentos originais de Gaudí terem sido destruídos na Guerra Civil Espanhola. Com isso, os encarregados pela restauração tiveram que se basear em algumas poucas fotografias da casa e, principalmente, na própria estrutura da local, que passou por muitas modificações em seus mais de 100 anos.

 

Casa-Vicens4

 

A ideia é que a Casa Vicens receba até 150 mil visitantes por ano. Mais do que apenas uma casa, o espaço, que abre no segundo semestre, funcionará como uma espécie de museu.