Sandra Chen: Uma executiva de sucesso na Samsung

Com apenas 39 anos, a engenheira paulistana Sandra Chen é diretora da Divisão de Notebooks da Samsung Brasil. Desde o início da carreira, quando trabalhou de trainee na Philips do Brasil, atuou na área de

Com apenas 39 anos, a engenheira paulistana Sandra Chen é diretora da Divisão de Notebooks da Samsung Brasil. Desde o início da carreira, quando trabalhou de trainee na Philips do Brasil, atuou na área de tecnologia. Formada em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo sempre circulou por ambientes com maioria masculina, mas isso nunca foi problema. O talento e a persistência falaram mais alto. Casada, mãe de duas meninas, tem rotina intensa para conciliar as atividades domésticas com as profissionais.

 

Diante de um cenário produtivo que requer novas capacidades e diferenciais, Sandra está a todo o momento motivada pelas inovações tecnológicas. Ela gosta de acompanhar tudo de perto, e, por isso, acabou ganhando de seus colegas de trabalho o apelido carinhoso de “mulher follow-up”.

 

VERSATILLE — Atualmente, você ocupa o cargo de diretora da Divisão de Notebooks da Samsung Brasil. Qual é, hoje, sua principal meta na carreira?

SANDRA CHEN — Minha meta é continuar contribuindo com meus conhecimentos e permanecer com o compromisso da Samsung de trazer inovações em tecnologia, produtos e soluções que inspirem os consumidores, proporcionando a eles experiências completas.

 

VERSATILLE — O que a levou a exercer uma atividade gerencial em uma área que ainda parece ser um universo tão fechado para as mulheres?

SANDRA — Eu me formei em Engenharia de Produção, na Universidade de São Paulo (USP), e durante esse período sempre teve homens e mulheres que realizaram o curso. O importante é cada um mostrar o seu potencial, sem distinção de gênero. Eu sempre gostei muito de tecnologia e acredito que continuo inspirando mulheres a alcançarem os seus objetivos.

 

VERSATILLE — Quais são os prós e os contras em ser mulher e ter um cargo de tal importância?

SANDRA — Não existe uma diferença em ser homem ou mulher, e, sim, o potencial de cada um em trazer o seu melhor, independentemente do gênero ou da idade. Dedicamos nossos esforços para criar um futuro que seja promissor para toda a sociedade.

 

VERSATILLE — Onde você busca inspiração para manter o equilíbrio num mercado em que é preciso sempre inovar?

SANDRA — A Samsung é uma empresa que tem no seu DNA a inovação. Sempre buscamos participar de feiras, discussões com profissionais de inovação da Samsung Global, realizamos pesquisas de mercado para entender o consumidor, entre outras iniciativas. A Samsung se preocupa em sempre trazer o que há de mais novo para os consumidores do mundo todo, oferecendo novos valores ao setor e inspirando as comunidades a se unirem à nossa aspiração de criar um mundo melhor.

 

VERSATILLE — Ter grandes ideias alimentam marcas e seu sucesso no mercado. Em tempos de crise, como é buscar soluções numa empresa tão conceituada como a Samsung?

SANDRA — A Samsung é uma empresa global que dá muita liberdade para que possamos desenvolver produtos para o mercado local, sempre adaptando às necessidades dos consumidores de cada lugar. O Brasil é um mercado muito importante para a Samsung. Neste ano, tivemos o lançamento de notebooks para diversos públicos, como por exemplo, o Samsung Expert Slim, que foca em estilo e portabilidade, devido ao seu design compacto, e o Samsung Odyssey, um notebook gamer, que oferece uma experiência imersiva em jogos.

 

VERSATILLE — Como é ter um cargo de confiança numa empresa cuja sede fica em Seul, Coreia do Sul, onde a cultura coreana é muito forte?

SANDRA — A cultura coreana é respei tosa e entende a necessidade de cada país, em nosso caso o Brasil. A Samsung entende e respeita as necessidades de cada mercado. O resultado disso é o nosso sucesso, com resultados e crescimentos contínuos ano após ano. É importante ter um cargo de confiança, porém temos diversos profissionais que trabalham  comigo, que colaboram para atingirmos os nossos objetivos como equipe.

 

VERSATILLE — De que maneira você lida com o estresse quando uma meta precisa ser alcançada?

SANDRA — Tento administrar o meu dia da melhor maneira possível, o importante é saber trabalhar em todos os cenários. A nossa vida é bem intensa. Eu adoro o trabalho na Samsung, ele é dinâmico e traz um novo desafio a cada dia. Sempre tomamos decisões que possam entregar o melhor resultado para os consumidores.

 

VERSATILLE — Profissionalmente, como você entrou para esse universo?

SANDRA — Sempre quis trabalhar com números e me desafiar. Foi essa busca pelo desafio que me motivou a entrar na Samsung, e, aqui, coloco em prática os meus conhecimentos e procuro fazer a diferença.

 

VERSATILLE — De que modo você divide o tempo entre o trabalho e a vida de mãe e dona de casa?

SANDRA — É preciso administrar bem o dia com o trabalho e filhos, que precisam de mim também. Tudo é uma questão de disciplina. Tenho uma equipe robusta na Samsung, que contribui para que as metas e atividades diárias sejam cumpridas. Dessa forma, consigo elencar as minhas prioridades para dividir o meu tempo da melhor maneira. Com a dosagem certa de ambas as rotinas, posso gerir a minha carreira e estar tranquila em casa, também.

 

Especial Tecnologia por Reynaldo Espíndola Jr. | Matéria publicada na edição 101 da Revista Versatille