Seis dicas para ser mais persuasivo, segundo a ciência

Aprenda a convencer e liderar pessoas com regras simples propostas por um estudioso americano

Persuassão

Líderes de diversas áreas têm uma característica em comum: poder de persuasão. Afinal, para ser seguido é preciso convencer e mobilizar pessoas.

 

Para ajudar quem sonha subir degraus na carreira profissional, o portal Inc consultou um dos maiores especialistas do mundo no assunto, o professor Robert Cialdini, da Universidade do Estado do Arizona, e separou uma seleção de dicas importantíssimas que certamente irão te ajudar na vida profissional e pessoal. Siga esses atalhos e melhore os seus discursos.

 

1 – Afinidade
O mundo corporativo não é o Big Brother e, portanto, você precisa ter alguma proximidade com as pessoas com quem você se comunica. Claro, não é necessário ser amigo próximo de todos, porém é importante que os outros sintam que têm algo em comum com o orador da vez. Por isso, antes de tomar a frente de algum projeto, tente criar um ponto em comum com todos os envolvidos. De acordo com os estudos de Cialdini, as chances da sua proposta ser aceita aumentam em cerca de 30%.

 

2 – Reciprocidade
Políticos usam muito o famoso “toma lá, dá cá”. No mundo corporativo, as coisas são bem mais simples e não exigem nenhum ato ilícito da sua parte. Sempre retribua favores e seja gentil com os seus companheiros de trabalho. Um estudo de Cialdini mostrou que os garçons que ofereciam balas aos seus clientes tinham muito mais chances de ganhar gorjeta que outros profissionais que não têm esse hábito. Parece óbvio, mas dá resultado.

 

3 – Comprometimento
As pessoas precisam confiar em você. Por isso, antes de exigir passos ousados dos seus interlocutores, mostre que você cumpre a sua palavra em assuntos menores. Fazendo isso, você, inclusive, começa a criar afinidade com elas, o ponto 1 dessa lista – ou seja, anda duas casinhas no tabuleiro da persuasão de uma só vez.

 

4 – Autoridade
As pessoas precisam acreditar que você é a maior autoridade no assunto em questão. Por isso, passe credibilidade e domine o tema. Tenha resposta para todas as perguntas. Elas irão ser convencidas com muito mais facilidade.

 

5 – Consenso
Pesquise exemplos de situações parecidas, como casos famosos de outras empresas. As pessoas tendem a se influenciar quando são convencidas que outras, na mesma situação que elas, tomaram aquela decisão e tiveram sucesso. Dê a entender que você só está mostrando o melhor caminho, mas o êxito será individual.

 

6 – Escassez
Quanto mais raro, mais valor algo tem, certo? Por isso, respeite as particularidades e virtudes de cada pessoa e tire proveito. Mostre para o seu interlocutor que só ele poderá cumprir com a ação que você deseja. Essa é uma das principais técnicas de persuasão – e quase nunca falha. Teste no seu trabalho.