Seis dicas para ter uma vida mais produtiva e mais saudável

Livro mostra como organizar a nossa vida melhor e fugir do estresse do cotidiano

Nessa vida conectada e corrida dos dias de hoje, é importante se desconectar e curtir os momentos mais simples. A dica é de Julia Hobsbawn, filha do grande historiador Eric Hobsbawn, em seu novo livro, destrinchado pelo World Economunic Forum.

 

Com rápidas dicas, Julia nos mostra como organizar a nossa vida melhor e fugir do estresse. Como Fully Connected: Surviving & Thriving in an Age of Overload (Totalmente Conectado: Sobrevivendo e Prosperando em uma Era de Sobrecarga, em tradução livre) não tem lançamento previsto no Brasil, separamos as principais dicas dela abaixo.

 

9781472926845

 

Sem tecnologia por um dia

Você não precisa responder as mensagens que não urgentes instantaneamente. No fim de semana, vale a pena apenas programar o celular para receber apenas as ligações de pessoas muito próximas. De preferência, fique um dia inteiro offline.

 

Hierarquia da comunicação

Aproveite o seu dia offline para ver os seus amigos e contatos importantes pessoalmente. De acordo com Julia, é o contato visual que cria laços de alta confiança. As mensagens por internet ajudam a gente manter o contato com as pessoas próximas, mas nada substitui o encontro tête-à-tête.

 

Caixa de entrada e saída

Não deixe a sua caixa de e-mail lotada. Por isso, sempre delete as mensagens inúteis e hierarquize as tarefas. Uma boa dica é criar sub-pastas, como “urgentes” e “menos urgentes”.

 

Dieta informacional

Consuma informações de diferentes lugares e formatos. Essa é a melhor maneira de você reunir um conhecimento vasto e fora do comum. Por isso, recorra aos jornais impressos, televisivos, sites nacionais e estrangeiros e até podcasts de diferentes visões.

 

Preste atenção no que está ao redor

É preciso se desconectar. Por isso, vale a pena parar de trabalhar e o observar o que está ao seu redor por cinco minutos. Use o momento do café para não parecer que você está fazendo corpo mole.

 

Pensamento hexagonal

Quanto tiver tempo, planeje-se. A recomendação da autora é planejar as próximas seis semanas, seis dias, seis projetos ou seis tarefas. Não siga o exemplo alheio. Organize o seu tempo da forma que você funciona melhor.