Suíte Dior

Nos últimos dez anos a designer de interiores Nathalie Ryan vem desenvolvendo a estética Christian Dior por todo o mundo. Com instinto forte e olhar natural, ela tem contribuído com a identidade visual dessa célebre

Nos últimos dez anos a designer de interiores Nathalie Ryan vem desenvolvendo a estética Christian Dior por todo o mundo. Com instinto forte e olhar natural, ela tem contribuído com a identidade visual dessa célebre casa de moda por reinventar os valores da elegância, do luxo e o significado do chique francês por meio do design de suas butiques icônicas.

 

Desde o início da carreira, Ryan tem trabalhado em alguns setores diferentes da indústria do design, colaborando com a realização de hotéis 5 estrelas, agências de propaganda, estúdios de música, butiques de moda e residências de luxo.

 

Nascida em Montreal, a rota para o sucesso de Nathalie Ryan foi forjada tanto pelo acaso quanto por determinados encontros. Ela mudou-se para Los Angeles em 1996 com a intenção de ficar apenas alguns meses. Mas passaram-se quatro anos durante os quais trabalhou para a marca de moda BCBG/Max Azria. Enquanto estava na BCBG, Ryan ocupou-se com o desenvolvimento da marca dentro dos Estados Unidos e foi o instrumento em alguns projetos de arquitetura interessantes, como a mudança de propósito de um velho quartel de bombeiros em Washington D.C. e a supervisão da subsequente transformação em uma glamourosa butique. Ryan também esteve envolvida na concepção de uma loja modelo europeia igualmente icônica da marca, localizada no bairro Madeleine, em Paris.

 

No 2000 um caça talentos notou Ryan e orquestrou um encontro — que mudaria o curso de sua carreira — com Sidney Toledano, diretor-presidente da Christian Dior. Toledano convidou Ryan para para discutir o aspecto visual de suas butiques. Esse fato marcou o começo de sua longa e frutífera colaboração, durante a qual Ryan supervisionou e executou a concretização de butiques Dior em todo o mundo.

 

“Trabalhar com Dior foi uma experiência muito criativa e enriquecedora. Cada cidade trouxe qualidades únicas para o projeto. Flexibilidade e minha genuína curiosidade por culturas diferentes tiveram papel integral nesse trabalho.

Ser capaz de decifrar costumes locais foi crucial para um projeto bem-sucedido. O objetivo era traduzir o espírito Dior no exterior, ajustá-lo e adaptá-lo, e não o desconstruir completamente”, reflete Ryan.

 

Durante sua colaboração com a marca, Ryan criou o design da suntuosa Suíte Dior no Hôtel Majestic, em Cannes – 400 m2 de puro luxo, emblemático do grande modista. Isso por sua vez marcou o começo de outro relacionamento compensador, agora com o Barrière Hotel Group.

 

Em 2010, Ryan decidiu seguir carreira-solo e, então, criou o Kirei Studio. Kirei significa beleza em japonês. Beleza juntamente com materiais físicos de alta qualidade representam dois pilares fundamentais da arquitetura exemplar de criação. Nesse conceito reside o princípio do Kirei Studio.

 

 

Projetos notáveis criados pela agência de Ryan incluem até agora o desenvolvimento e a concretização das butiques Acqua di Parma para a LVMH; o design das lojas Halston, nos Estados Unidos; residências privadas, em Paris, Montreal e Aspen; renovação e redesign de certos aspectos dos Hotéis Normandy e Royal Barrière, em Deauville. O Hôtel Majestic, em Cannes, também procurou seus serviços outra vez desde a conclusão da Suíte Dior.

 

Nathalie Ryan adota uma abordagem simples e direta de trabalhar em colaboração com seus clientes, ouvindo-os e tentando entender o universo de cada um deles. Ela explora as paixões que os inspira afim de compreender melhor suas visões para o projeto em curso. Ryan é uma criadora e uma visionária que se orgulha de adicionar o toque humano.

 

Os espaços assinados pela artista nos transportam a uma dimensão sem precedentes do design de interiores. E os anos de experiência de Ryan no mundo da alta-costura deram-lhe talento inato para desenvolver diferentes harmonias de cores, materiais e claridades para criar o equilíbrio perfeito de ambientação e emoção.

 

A experiência internacional e os métodos de trabalho de Nathalie Ryan, desenvolvidos no decorrer dos anos entre Japão, Estados Unidos, Itália, Ásia e Oriente Médio habilitaram o Kirei Studio e seus parceiros em cada continente a estar presentes no mundo inteiro, trabalhando para a realização dos sonhos e objetivos de todos.

 

Lançada em 2010, essa suíte de 400 m2 foi projetada com entrada dramática via um home theater permitindo ao cliente descobrir o universo Dior. Pisos de pedra e de madeira húngara levam à grande mesa de jantar rodeada pelas famosas cadeiras medalhão Luiz XVI estofadas de tecido cinza e prata.

 

A sala de estar apresenta enorme cortina cinza Dior, debruada em vermelho, e painéis com molduras cinza-escuro. Nos assentos dos sofás, almofadas plissadas de vermelho Dior preenchem a histórica suíte. Tudo é personalizado no projeto, incluindo lençóis bordados e cabeceira reproduzindo a trama de vime Dior, além das portas dos banheiros de vidro fosco e do closet espaçoso em madeira prateada.

 

A suíte foi projetada para representar o savoir-faire de Christian Dior: mobília estilo século XVIII combinada com criações contemporâneas do Kirei Studio e Nathalie Ryan, feitos por artesãos habilidosos que usaram bronze e madeira e tecidos sofisticados como seda e veludo. Tudo ali respira o espírito da couture Dior!

 

Home por Raphael Andrade |Matéria publicada na edição 86 da Revista Versatille