Tributo à opulência

A gigante Taylor’s de Portugal — uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto — lançou uma edição especial para marcar, em grande estilo, os 325 anos de fundação. Para produzir esse lote

A gigante Taylor’s de Portugal — uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto — lançou uma edição especial para marcar, em grande estilo, os 325 anos de fundação. Para produzir esse lote superexclusivo, item obrigatório para quem coleciona Portos raros e cheios de história para contar, foi utilizada uma seleção das melhores reservas que envelhecem em madeira nas caves subterrâneas de sua sede em Vila Nova de Gaia, no coração da Cidade do Porto, e destinadas a moldar os cobiçados Tawnies de 10, 20, 30 e 40 anos.

 

Além do líquido precioso, que levou 97 pontos da insuspeita Wine Enthusiast americana, o destaque fica por conta da garrafa, réplica de antigos exemplares produzidos pela casa no final do século 17, com gravação da data de fundação (1632) e da emblemática marca comercial da Taylor’s — a 4XX — símbolo utilizado pela vinícola que, até hoje, se mantém sob controle familiar.

 

Numa harmoniosa mescla entre juventude e maturidade, é um vinho opulento e complexo que exibe paladar aveludado e notas aromáticas de frutas confitadas, flores, caramelo, melaço e especiarias. Embora seja um vinho de reflexão, que tanto pode ser apreciado sozinho, simplesmente, ou na companhia de um bom charuto, também faz excelente figura com chocolates com alto percentual de cacau (amargos e meio-amargos), queijos maturados e azuis e amêndoas torradas.

 

Importada com exclusividade pela Qualimpor (qualimpor.com.br), a Edição Especial Taylor’s 325 Anos (garrafa de 750 ml) é comercializada pela importadora paulista ao preço de R$ 380.

 

Masterpiece por Marco Merguizzo | Matéria publicada na edição 102 da Revista Versatille